terça-feira, 28 de agosto de 2012

Durval Discos (2002)


Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Gênero: Comédia/Drama
Origem: Brasil
Duração: 96 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse

Durval vive com sua mãe idosa nos fundos de sua loja de LPs. Certo dia, resolvem contratar uma empregada doméstica, então Célia aparece e é contratada. Logo no seu segundo dia de trabalho, Célia desaparece, deixando para trás uma criança, aparentemente sua filha. Agora Durval e sua mãe terão que tomar conta da menina.



Crítica

"Durval Discos é uma produção brasileira de boa qualidade!

O roteiro, escrito pela também diretora Anna Muylaert, é, sem dúvida, o fator decisivo desta obra. A estória conta a vida de Durval, um malucão, que vive com sua mãe e é dono de uma loja de Long Plays (LP), ou melhor, o eterno Vinil. Cansado da comida de sua mãe, Durval insiste em contratar uma empregada, o que acaba acontecendo. Letícia Sabatella interpreta a empregada, que após alguns dias de trabalho sai e deixa uma menina de 5 anos na casa. A partir daqui acontecem muitas reviravoltas no roteiro, de altíssima qualidade, e caso eu aprofunde mais esta sinopse poderá estragar o prazer de ver o filme.

A direção de Mulayert não foge dos característicos bons filmes brasileiros, sendo que se percebe nitidamente a sua personalidade. Os momentos descontraídos do roteiro são muito bem filmados, sempre com boas músicas brasileiras. Além disso, a direção transpira pura apreensão, que se revela uma qualidade vista somente em bons filmes.

Outro aspecto brilhante do filme é o trio interpretativo. Ary França, num papel sensacional, encarna a pele do protagonista Durval. Etty Fraser, que na minha opinião ofusca os demais atores no absolutamente perfeito e incrível papel da mãe de Durval, faz poucas e boas durante o filme todo, fazendo-nos relembrar muito às nossas avós, pelo menos a minha sim. Por fim, a menina é vivida por Isabela Guasco, que dá um certo de tom de magia à estória com sua presença carismática. Além dos principais atores, Marisa Orth e Letícia Sabatella completam o elenco de famosos.

A trilha sonora, como o próprio nome do filme já indica, é recheada de sons ao bom e velho Vinil, com músicas de clássicos da nossa Música Popular Brasileira, tais como o eterno Jorge Ben, Tim Maia, Luiz Melodia, entre outros. Rita Lee faz uma participação especial ao ir à loja comprar um disco de Caetano Velloso.

Resumindo, Durval Discos é um baita filme brasileiro, isso mesmo, baita filme e ainda brasileiro. Nós, como espectadores, devemos apreciar mais o cinema nacional, que é riquíssimo artisticamente, e que se exemplifica com este belo trabalho de Anna Muylaert, vencedor dos Kikitos do Festival de Gramado de Melhor Filme, Direção, Roteiro, entre outros."

Fonte: Daniel Colombo Gentil Horn

Nenhum comentário:

Postar um comentário