sábado, 30 de março de 2013

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS (2008)


Para contar a vida de Humberto Teixeira, pai do baião ao lado de Luiz Gonzaga, compositor prolífico e polítco criador da lei do direito autoral, o diretor Lírio Ferreira ('Cartola', 'Árido Movie') costura com a maestria habitual depoimentos, show com grandes nomes da música e trechos de Humberto falando de si. Como pode o homem que criou 'Asa Branca' ser tão pouco conhecido em seu país?   

Título Original: O Homem Que Engarrafava Nuvens
Ano de Lançamento: 2008
Direção: Lírio Ferreira
País de Produção: Brasil
Idioma: Português/Inglês
Duração: 107 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 908 MB




HOMEM NO BANHO (2010)


Mais que a distância entre Gennevilliers e Nova York , outras coisas separam Omar e Emmanuel. Ambos tentam provar a si mesmos que conseguem viver sem o outro, em uma mistura de desespero e amor. Homem no Banho é um filme conscientemente modesto e espontâneo. Um pequeno filme que nasceu do desejo de Christophe Honoré de trabalhar com o astro de pornô gay francês François Sagat. Tudo nele grita esta pretensa espontaneidade, assim como a vontade de ir de encontro ao corpo de Sagat e extrair dali um personagem.

Título Original: Homme au bain
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Christophe Honoré
País de Produção: França
Idioma: Francês / Inglês
Duração: 72 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 673 MB



Cão Sem Dono (2007)


O amor entre dois jovens díspares: Ciro acaba de se formar e tenta ganhar a vida como tradutor de língua russa. Sua falta de perspectivas e o vazio existencial enchem seu dia-a-dia. Já a bela Marcela é cheia de vida e veio do interior a Porto Alegre para trabalhar como modelo. Ela sonha em viajar pelo mundo. Beto Brant ('Ação Entre Amigos', 'O Invasor') e Renato Ciasca se afastam dos temas sócio-políticos, enclausuram o espectador num pequeno apartamento com os personagens e acertam em cheio ao darem vez a atores pouco conhecidos, porém de extrema qualidade, tornando o seu drama ainda mais real. 

Título Original: Cão Sem Dono
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Beto Brant e Renato Ciasca
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 82 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 695 MB



CRONICAMENTE INVIAVEL (2000)


O mito tão propalado de que o Brasil é o país do futuro e da cordialidade por conter a mistura pacífica de várias raças cai por terra com este filme de Sergio Bianchi, se fosse preciso dele para sabermos. Nele não há hipocrisia que pare em pé. Os ricos filosofam de barriga cheia enquanto trambicam e exploram os fracos sociais. Os pobres, ao invés da revolta, preferem se fazer de vítimas. A venda da felicidade imediata e passageira se faz presente através dos blocos de 'axé music' e do carnaval. 'A felicidade, aliás, é uma perfeita forma de dominação autoritária'. 'Pensar dá dor de cabeça'. 'Quem analisa a realidade tem depressão ou raiva'. 'O homem só faz bem destruir'. Filme para poucos e um tapa na cara de 'quem deixa a vida lhe levar'.

Título Original: Cronicamente Inviável
Ano de Lançamento: 2000
Direção: Sergio Bianchi
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 102 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 700 MB



CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS (2005)


Longa-metragem de estreia do diretor Marcelo Gomes. Foi rodado nas cidades de Patos, Picote, Pocinhos e Cabaceiras, no sertão da Paraíba e a história se passa em 1942, contando a história de Johann (Peter Ketnath), um alemão que, para fugir da Segunda Guerra Mundial, veio trabalhar como vendedor de aspirinas nas cidades do interior do Nordeste, tendo como estratégia de vendas a exibição de filmes promocionais para pessoas nos vilarejos. Dirigindo seu caminhão, ele conhece Ranulpho (João Miguel), um nordestino que está tentando chegar a Rio de Janeiro e à procura de trabalho. Um encontro que pode mudar as vidas de dois homens.

Título Original: Cinema, Aspirinas e Urubus
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Marcelo Gomes
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 101 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 693 Mb



CABRA MARCADO PARA MORRER (1984)




Este é um dos grandes documentários brasileiros. Eduardo Coutinho estando no nordeste fica sabendo do assassinato do líder de um sindicato de lavradores. Conhece a esposa, a família e decide rodar um documentário sobre a vida do homem, João Pedro Teixeira. Consegue fazer com que as pessoas próximas, inclusive esposa e filhos, interpretem seus próprios papéis. Com a chegada da ditadura militar, o exército invade as filmagens e quem não fugiu foi preso. O trabalho fica inacabado. Quase vinte anos depois o diretor busca saber do paradeiro dos envolvidos nas filmagens, reencontra a maioria deles, a mulher e os filhos de João Pedro e acaba por realizar um filme sobre a história do próprio filme. Genial.  

Título Original: Cabra Marcado Para Morrer
Ano de Lançamento: 1984
Direção: Eduardo Coutinho
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 116 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 699 MB

Elvis e Madona (2010)


A partir de um encontro inusitado, surge a história de amor entre Elvis, uma entregadora de pizzas, e Madona, um travesti que sonha em produzir um espetáculo de Teatro. Nasce então uma atração que logo se transforma em desejo, paixão e amor, numa trajetória que mistura humor e drama.

Título Original: Elvis & Madona
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Marcelo Laffitte
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 105 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 698 MB



JANELA DA ALMA (2002)


Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo.

Título Original: Janela da Alma
Ano de Lançamento: 2002
Direção: João Jardim e Walter Carvalho
País de Produção: Brasil
Idioma: Português/ Inglês/ Francês
Duração: 73 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 521 MB



Edifício Master (2002)


O grande documentarista Eduardo Coutinho usa como mote um enorme edifício em Copacabana, como se fosse falar ou fazer os moradores falarem sobre o dia-a-dia do lugar mas, de forma espontânea, recebe e nos passa histórias de vidas, segredos e confidências, deixando mais claro ainda o tamanho da diversidade de rumos que tomamos neste mundo, separados apenas por umas paredes.  

Título Original: Edifício Master
Ano de Lançamento: 2002
Direção: Eduardo Coutinho
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 110 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 748 MB



O MUNDO É UMA CABEÇA (2004)


Belo retrato do manguebeat, com entrevistas fabulosas de Chico Science, Fred Zero 4, Otto, Siba, Ortinho etc. O título foi extraído de uma composição de Zero 4 do Mundo Livre que diz que ele pensou que o mundo fosse uma cabeça e que nela vivíamos sendo produto dos sonhos dela. 

Título Original: O Mundo é Uma Cabeça
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Bidu Queiroz e Cláudio Barroso
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 17 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 200 MB



DI CAVALCANTI DI GLAUBER (1977)


O Cinema Revolucionário de Glauber Rocha presta uma homenagem de vanguarda ao pintor Modernista Di Cavalcanti. Neste curta metragem Glauber filma o velório e o enterro do artista, morto em 1976. Como o próprio cineasta disse na época: “é um ato de humor modernista-surrealista que se permite entre artistas renascentes: Fênix-Di nunca morreu". Interditado pela família do pintor, este filme permanece enquanto um desafio cinematográfico ao tabu da morte, que nunca mata os grandes artistas.

Título Original: Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de sua Quimera, Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável
Ano de Lançamento: 1977
Direção: Glauber Rocha
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 15 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 61 MB



COPACABANA MON AMOUR (1970)


A produção nacional traz à tona os contrastes de um Rio de Janeiro decadente, ex-capital federal, conivente com os excessos da classe média e a miséria da favela, que são contados através de personagens típicos do submundo. Um médium gay apaixonado pelo patrão rico, sua irmã prostituta que sonha ser cantora de rádio e um cafetão que se apaixona por ela, estes são os três vértices principais da trama. O roteiro funciona como uma série de colagens de pequenas cenas que trazem à cena a um Brasil descaracterizado.

Título Original: Copacabana Mon Amour
Ano de Lançamento: 1970
Direção: Rogério Sganzerla
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 95 min.
Formato: AVI 
Tamanho do Arquivo: 700 MB



O Homem Que Virou Suco (1981)


Deraldo (José Dumont), poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, sobrevivendo de suas poesias e folhetos é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão na festa que recebe o título de operário símbolo. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.

Título Original: O Homem que Virou Suco
Ano de Lançamento: 1981
Direção: João Batista de Andrade
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 95 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 890 Mb



Joven y Alocada (2012)


Este é um filme polémico, pela sua temática e pela sua apresentação. "Joven y Alocada" é baseado no blog real, com o mesmo nome, escrito por uma adolescente com as mesmas características da personagem... Daniela (Alicia Rodriguez) é uma jovem de 17 anos que teve uma rígida criação no seio da sua família evangélica. A rebeldia e a frustração, próprias da sua idade, leva-a a viver uma vida pautada por aventuras sexuais que são narradas em um blog. Uma dessas aventuras é descoberta e ela é expulsa do colégio. Como castigo, a sua mãe (Aline Kuppenheim), impõe que a jovem trabalhe numa emissora que produz programas gospel, onde ela conhece Thomas e Antonia. A relação com Thomas e Antonia, potencializará os questionamentos existenciais de Daniela, intensificando também as suas experiências individuais... Premio de melhor roteiro em Sundance. Um dos produtores, Pablo Larraín, é o diretor de NO.

Título Original: Joven y Alocada 
Ano de Lançamento: 2012
Direção: Marialy Rivas
País de Produção: Chile
Idioma: Espanhol
Duração: 91 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 741 Mb



Madame Satã (2002)


João Francisco dos Santos fez história como Madame Satã. Pai de filhos adotivos, homossexual, nervoso, lutador de capoeira como poucos. Sonhava ser artista dos grandes na Lapa onde vivia. O filme retrata o momento em que João sai da prisão, finge ser marido da prostituta Laurita, se relaciona com amantes e tenta a fama nos anos 30 do Rio de Janeiro.

Título Original: Madame Satã
Ano de Lançamento: 2002
Direção: Karim Ainouz
País de Produção: Brasil/França
Idioma: Português
Duração: 99 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 696 MB



O OLHO DO DIABO (1960)


O diabo está com terçol. Segundo seus assistentes, a causa é a castidade de uma moça bela e inteligente, filha de um pastor ingênuo e otimista, e que vai se casar imaculada. O diabo, então, decide manchar a pureza da moça, enviando até sua casa alguns de seus mais temíveis hóspedes neste quesito: Don Juan e seu mordomo Pablo. Para ajudá-los nessa empreitada, os acompanhará um monje considerado demônio dos mais intrigantes. Será que sara o terçol no olho do diabo? Rara comédia na filmografia de Bergman. 

Título Original: Djävulens Öga
Ano de Lançamento: 1960
Direção: Ingmar Bergman
País de Produção: Suécia
Idioma: Sueco
Duração: 83 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 696 MB




SHARA (2003)


Numa simples brincadeira infantil, numa pequena aldeia japonesa, um menino simplesmente some. Desaparece, sem maiores explicações. O que parece apenas uma ação rotineira e sem conseqüências se torna o ponto focal de mudança da vida de todos nas famílias daquelas crianças. Anos depois, este sumiço continua não resolvido e a chaga aberta pela perda desta criança marca a vida e as relações entre todos os personagens. Como sempre acontece na vida, as mudanças acontecem de repente, e sem maiores explicações. 

Título Original: Sharasojyu
Ano de Lançamento: 2003
Direção: Naomi Kawase
País de Produção: Japão
Idioma: Japonês
Duração: 100 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 800 MB



ALILA (2003)


Um olhar sobre as vidas que se desenvolvem nos apartamentos de um prédio de Tel-Aviv: um casal de amantes que nada sabem sobre o parceiro e alugam um quarto ali; um senhor com lembranças do holocausto; árabes que constroem um 'puxadinho' no prédio, se utilizando de chineses na ilegalidade contratados por um empreiteiro que tem um filho que desertou do exército da eterna guerra no Oriente Médio. Há vida em meio ao caos de nossas vidas. 

Título Original: Alila
Ano de Lançamento: 2003
Direção: Amos Gitai
País de Produção: Israel/França
Idioma: Hebraico/Inglês
Duração: 116 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 700 MB



TRANSEUNTE (2010)


Transeunte é o primeiro longa-metragem de ficção de Eryk Rocha. O filme narra a história de Expedito, um aposentado de 65 anos que caminha diariamente entre outros anônimos pela cidade do Rio de Janeiro. Sua realidade se assemelha a de muitos brasileiros que passam despercebidos pelo ritmo acelerado da metrópole. Ele é apenas mais um que transita por esse deserto urbano. 

Título Original: Transeunte
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Eryk Rocha
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 100 minutos
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 689 MB



WHAT TIME IS IT THERE? (2001)


Um camelô, vendedor de relógios, acaba de perder o pai. Sua mãe, religiosa dada a crendices, altera sua vida e o cotidiano da casa à espera da visita do marido morto. Uma garota vai ao camelô comprar um relógio que marque as horas de dois lugares simultaneamente, pois vai para Paris. O camelô diz que não pode vendê-lo pois seu pai morreu e isso pode dar azar a ela. Ela não se importa, compra e viaja, enquanto ele passa a fixar-se em filmes e horários parisienses. Tsai Ming-Liang presta homenagem a François Truffaut e Jean-Pierre Léaud.  

Título Original: Ni Na Bian Ji Dian
Ano de Lançamento: 2001
Direção: Tsai Ming-Liang
País de Produção: Taiwan/França
Idioma: Mandarim/Francês/Inglês
Duração: 110 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 716 MB





BYE, BYE BRASIL ! (1980)


Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o Nordeste do Brasil com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para camponeses, cortadores de cana, índios etc., sempre fugindo da concorrência da televisão, e consequentemente da modernização do país.  A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua mulher Dasdô, com os quais a Caravana Rolidei atravessa a Amazônia até chegar a Brasília, vivendo diversas aventuras pelas estradas do país.

Título Original: Bye Bye Brasil
Ano de Lançamento: 1980
Direção: Carlos Diegues
País de Produção: Brasil
Idioma: Português
Duração: 100 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 693 MB



YAABA - O AMOR SILENCIOSO


Bila, um menino de dez anos, observa a vida de sua aldeia More, na África. Ele faz amizade com uma anciã que a comunidade acusa de feitiçaria. Pouco a pouco, nasce uma cumplicidade entre eles.

Título Original: Yaaba 
Ano de Lançamento: 1989
Direção: Idrissa Ouedraogo
País de Produção: Burkina Faso, Suíça, França
Idioma: More
Duração: 86 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 692 Mb



ROAD TO NOWHERE (2010)


“Abaixa a arma!”, grita o policial diante da janela onde o cineasta Mitchell Heaven aponta uma câmera para o lado de fora. No clímax de Caminho para o Nada, a câmera é a grande arma, com seu poder de registrar o momento, de imortalizar o tempo, de permitir a reprodução (artificial, sempre) de determinado acontecimento. Ali estamos na derrocada de Heaven tanto quanto em seu ápice criador, em que vida e arte se misturaram definitivamente e o que lhe resta é usar o equipamento como forma de olhar e ser olhado pelo mundo que se despedaça ao redor.

Caminho para o Nada é a volta de Monte Hellman à direção depois de 20 anos afastado do ofício. Trata-se de seu filme mais autorreferencial (as iniciais dos nomes do realizador e do personagem não são iguais por acaso), aquele no qual ele cria um alter ego que parece refletir seu próprio estar no mundo da arte. Hellman, criador mítico, autêntica lenda do cinema americano inventivo e sem concessão, incorpora em Heaven a moral que lhe move, a impetuosidade que o tornou tão reverenciado quanto amaldiçoado, a verve crítica e política de quem chega aos 80 anos e decide questionar o ofício que exerce e seu próprio papel dentro da engrenagem.



HAPINESS (1998)


O 'american way of life' tinha tudo para dar certo com sua proposta esteticamente bela, boas casas com gramado na frente, carros beberrões e confortáveis e a propaganda maciça da venda da felicidade em cada esquina. Esse estilo foi exportado para quase o mundo todo. Mas no meio do processo está o ser humano, produtor e consumidor desse sonho falso de uma vida plena, rica e saudável. Por trás das virtudes públicas, que fazemos questão de mostrar aos outros, estão nossos vícios privados. Aqui, um homem comum que não consegue se expressar e só tem orgasmos pelo telefone. Ali, um psiquiatra respeitado que não transa com a esposa pois guarda seu prazer para as crianças. Mais além, uma escritora que jura que é feliz pois está cheia de homens. E seus pais? Quarenta anos de casamento sem nenhum prazer, só o tédio. Entre o que se tem e o desejo vai uma longa distância.

Título Original: Happiness
Ano de Lançamento: 1998
Direção: Todd Solondz
País de Produção: EUA
Idioma: Inglês
Duração: 139 min.
Formato: AVI
Tamanho do Arquivo: 701 MB



EL TOPO (1970)


SINOPSE:
El Topo decide confrontar Mestres guerreiro em uma viagem pelo deserto trans-formadora, ele começa com seu filho de 6 anos, que deve enterrar totens de sua infância para se tornar um homem. El Topo (a toupeira) afirma ser Deus, enquanto vestido como um pistoleiro em preto, montando um cavalo através de uma paisagem, espiritual mística repleta de filme ocidental de idade, e antigos símbolos religiosos orientais. Bandidos mataram um vilarejo em seu caminho, para que El Topo vinga a massacrados, então forçosamente leva seu líder Mara como sua mulher. Maneira surreal El Topo é sangrenta, sexual e auto-reflexiva, refletindo de seus próprios demônios, enquanto ele tenta vencer aqueles que ele encontra.


Barfly - Condenados Pelo Vício (1987)


Barfly significa literalmente mosca de bar, aquela pessoa que entra no bar às cinco da manhã e só sai às duas da madrugada. A maior parte do filme se passa num boteco decadente onde os mesmos frequentadores sentam-se em seus mesmos lugares todos os dias. O filme relata, pois, a rotina de Henry (Mickey Rourke) e de outros assíduos frequentadores do bar, as surras que o protagonista toma do cara do balcão e o relacionamento do casal de bêbados Henry e Wanda (Faye Dunaway). E mais relata do que é o vicio, dependência e "falso" e perigoso fascinio do alcool, sendo uma semi-autobiografia do poeta Charles Bukowski durante o tempo que foi alcóolotra em Los Angeles, Califórnia. O roteiro de Charles Bukowski foi encomendado pelo diretor e foi publicado, com ilustrações do autor, ainda quando a produção cinematográfica não estava concluída. O filme também apresenta uma aparição silenciosa do poeta. Produção cuidada de Francis Ford Coppola e seu Estúdio American Zoetrope.

Título Original: Barfly
Ano de Lançamento: 1987
Direção: Barbet Schroeder
País de Produção: EUA
Idioma: Inglês
Duração: 100 min.
Formato: AVI



O Som Ao Redor (2012)


SINOPSE
A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Kleber Mendonça Filho
Áudio: Português
Legendas: Sem Legenda
Duração: 131 min.
Qualidade: WEB-DL




sexta-feira, 29 de março de 2013

QUANTO VALE OU É POR QUILO? (2005)




SINOPSE:

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

NATIMORTO (2009)


SINOPSE:
Uma cantora lírica (Simone Spoladore) viaja a São Paulo a convite de seu agente (Lourenço Mutarelli), que a recepciona para um jantar ao lado da esposa (Betty Gofman). Enciumada, a esposa logo passa a provocar a cantora e desconfia que ela está tendo um caso com o marido. Ambos deixam o apartamento e vão para um quarto de hotel, onde o agente faz uma proposta insólita: que permaneçam ali para sempre, lendo o futuro a partir das imagens presentes no verso dos maços de cigarros.  



NOITE (1984)


SINOPSE:


Cai a noite, quando num bairro elegante de Porto Alegre, uma mulher da sociedade é barbaramente assassinada. Toda a polícia se movimenta imediatamente para identificar e deter o assassino. Um homem com cerca de 35 anos vaga por uma grande avenida. Traja roupas finas, seu andar é elegante. Seu relógio quebrado marca 18hs e 47 minutos. O homem procura nos bolsos seus documentos. Não os acha. Tampouco se reconhece nos objetos que carrega: uma carteira cheia de notas, uma entrada de teatro, um lenço manchado de sangue. Cruzando com pedestres para quem aquela noite será como outra qualquer, ele busca recuperar sua memória e sua identidade. Aflito, tonto, anda sem parar até se encontrar num bar de última categoria em algum ponto do submundo de Porto Alegre. Sua presença, seus trajes, seu ar fino contrastam com os freqüentadores daquele lugar e desperta atenção de dois vigaristas - o Mestre e o Anão - que suspeitam que aquele homem estaria fugindo de alguma coisa. Todas as evidências levam a crer que o desconhecido é o autor do crime que mobiliza toda a cidade. Ele próprio, inclusive, não consegue negar esta possibilidade. Paralelamente, um delegado ambicioso, pressionado por influentes personalidades, constrói um plano para elucidar o caso rapidamente, não excluindo a possibilidade de apresentar um falso criminoso. Enquanto a polícia revira a cidade, os dois chantagistas, excitados com a idéia de terem nas mãos o assassino, 'seqüestram-no' e o obrigam a uma peregrinação noturna onde tudo acontece. A presença de Ruiva, famosa prostituta daquela área, que vez por outra se junta ao estranho trio, desperta naquele homem várias lembranças e sensações que o fazem sentir-se próximo de recuperar a memória. A noite avança como um trem fantasma. Desesperado, esgotado, o desconhecido não oferece mais resistência. Ele é agora apenas um joguete nas mãos dos vigaristas que armam o último bote: abandonam sua vítima nos braços de Ruiva e vão a polícia denunciá-lo. Lá chegando, encontram um verdadeiro batalhão de fotógrafos e jornalistas. O delegado se preparava para apresentar o falso assassino. Aflitos, o Mestre e o Anão tentam intervir chamando atenção sobre o seu suspeito, mas o delegado é irredutível. No auge da confusão, o verdadeiro assassino se apresenta à delegacia, desmontando a farsa do delegado e as suspeitas dos vigaristas. Enquanto isso, nos braços de Ruiva, o desconhecido desperta assustado. Sua memória voltou, subitamente. Termina ali sua longa noite de pesadelos.


Estória baseada na obra homônima de Érico Veríssimo

Direção: Gilberto Loureiro

Elenco:

Paulo Cesar Peréio
Aldine Muller
Eduardo Tornaghi
Cristina Aché
Guará Rodrigues
Nina de Pádua
Milton Doblin
Participação especial:
Otávio Augusto
Nelson Dantas
Neville D' Almeida
Helena Lustosa
Rômulo Marinho Jr.



ALÔ, ALÔ TEREZINHA! (2009)


SINOPSE:
Documentário sobre o maior fenômeno de comunicação da televisão brasileira, o apresentador Abelardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha. O diretor Nelson Hoineff fez uma das maiores pesquisas sobre o cumunicador, recuperando imagens digitais, para contar a aventura "chacriniana" como se fosse um programa de TV. O público assistirá ao anárquico apresentador de auditório jogando bacalhau para a platéia, soltando seus bordões, buzinando calouros ou premiando-os com o famoso troféu abacaxi, e ainda apresentando os maiores ídolos da época como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Wanderléia, Wanderley Cardoso, Gretchen, Sidney Magal e muitos outros.


Ficha Técnica

Duração: 95 min.
Distribuição: Imovision
Direção: Nelson Hoineff
Roteiro: Newton Cannito, Nelson Hoineff
Produção: Daniel Maia, Paloma Piragibe
Fotografia: Guilherme Sussekind
Edição: Daniel Maia, Diana Gandra, Felipe Paes




COMO NASCEM OS ANJOS (1996)


FICHA TÉCNICA:

Duração: 96 min.
Distribuição: Riofilme
Direção: Murilo Salles
Roteiro: Murilo Salles, Jorge Duran, Aguinaldo Silva e Nelson Nadotti
Produção: Empório de Cinema, Secretaria do Audio Visual/MINC, Riofilme, Banespa e Quanta
Música: Victor Biglione
Fotografia: César Charlone
Direção de arte: Marlise Storchi
Figurino: Maria Helena Salles
Edição: Isabelle Rathery e Vicente Kubrusly


SINOPSE:

O bronco e submisso Maguila mata, sem querer, o chefe do tráfico do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Perseguido pelos soldados do tráfico, é obrigado a fugir da favela com Branquinha, menina de 13 anos que, apesar da diferença de idade, diz ser mulher de Maguila. Na confusão, acabam levando Japa, outra criança, fiel amigo de Branquinha. No meio da fuga, o trio pára na porta da garagem de uma mansão no bairro da Joatinga, onde encontram William, um cidadão americano, saindo para o trabalho. Maguila pede para usar o banheiro, pois, segundo Branquinha, "ele foi tão bem educado pela mãe que não consegue urinar na rua".






AINDA ORANGOTANGOS (2007)



Produtora: CLUBE SILÊNCIO
Direção: GUSTAVO SPOLIDORO
Produção: CRISTIANE OLIVEIRA, FABIANO DE SOUZA, GILSON VARGAS, GUSTAVO SPOLIDORO e MILTON DO PRADO
Produção executiva: CAMILA GROCH e JAQUELINE BELTRAME
Direção de produção: CAMILA GROCH
Roteiro: GIBRAN DIPP e GUSTAVO SPOLIDORO a partir do livro homônimo, de PAULO SCOTT
Direção de fotografia: JULIANO LOPES FORTES
Direção de arte: LUIZ ROQUE
Desenho de som: CRISTIANO SCHERER
Distribução:PANDORA FILMES


ELENCO
japonesa: KARINA KAZUÊ
japonês: LINDON SHIMIZU
papai noel: ARTUR JOSÉ PINTO
garoto colorado: KAYODÊ SILVA
morena teórica: JANAÍNA KREMER
loira assanhada: RENATA DE LÉLIS
seu pedro: NILSSON ASP
ruiva pesadelo: ARLETE CUNHA
garota tatuada: LETÍCIA BERTAGNA
brasa: ROBERTO OLIVEIRA
caixa mercadinho: MARCELO DE PAULA
velhinho: GIRLEY PAES
escritor orangotango: HEINZ LIMAVERDE
professor de canto: RAFAEL SIEG
debutante: JULIANA SPOLIDORO


SINOPSE:


Durante 14 horas de um dia quente de verão, quinze personagens transitam pelas ruas e prédios de Porto Alegre. Japoneses vão ao limite no metrô. Garotas se beijam em um ônibus enquanto discutem futebol e o saco do Papai Noel. O porteiro de um grande condomínio só pensa na cerveja no fim do expediente. Uma mulher nua foge de pombas dentro de seu apartamento. Ao lado, um quarentão e sua garota tatuada, na falta de coisa melhor para fazer, bebem perfume. No mercadinho um garoto tenta comprar aspirinas mas o atendente lhe dá balas. Um grotesco escritor decide que um pacífico velhinho que caminha pela rua deve ser o editor de uma obra sobre as 193 espécies de símios já descobertas no planeta. Em uma festa evangélica de 15 anos não é Deus quem marca presença, mas sim o professor de canto da debutante. Um dia mais que normal na capital gaúcha, em um único plano-sequência de 81 minutos.



Três Irmãos de Sangue (2006)




SINOPSE:
História de três irmãos brasileiros que fizeram da solidariedade sua grande arma na luta pela vida e que ajudaram a transformar o Brasil num país mais justo e solidário: Hebert de Souza (Betinho), Henrique de Souza Filho (Henfil) e Francisco Mário de Souza (Chico Mário). Sua vidas se confundem com a própria história política, cultural e social do país, na segunda metade do século XX. O documentário também mostra o grande infortúnio dos três irmãos que, por irresponsabilidade do sistema de saúde, morreram de Aids, doença contraída em transfusões de sangue.

Direção: Ângela Patrícia Reiniger

ELENCO:
Hebert de Souza
Henrique de Souza Filho
Francisco Mário Figueiredo de Souza

A CARNE É FRACA (2004)


Você ainda é carnívoro? Não conhece a grande realidade da industria bovina e da granja? Este é o filme certo. Este documentário feito pelo Instituto Nina Rosa, uma ONG sem fins lucrativos, foi indicado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental.

“Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta.” – Sinopse feita pelos produtores.

O documentário conta com depoimentos dos jornalistas Washigton Novaes e Dagomir Marquezi, entre outros, como pesquisadores universitários.

É surpreendente, 80 por cento das pessoas que assistem ao filme nunca mais agem da mesma forma ao comer carne, sempre com um peso na consciência, e muitos, muitos mesmo, passaram a se tornar vegetarianos após ver esse filme, pois ele “abre os olhos”.

O filme apresenta algumas cenas fortes sobre o processo industrial da granja, do abate dos bovinos, entre outros animais. Algumas cenas são marcantes, como o abate dos bois; como tratam as galinhas, o famoso babybife, a “escolha” dos pintinhos. Porém, necessárias, pois esta é a intenção: causar impacto nas pessoas, pois de certa forma, infelizmente, a maioria hoje só toma uma atitude depois de um impacto muito grande.

Recomendo para todos. As crianças podem ficar um pouco traumatizadas, mas também poderão deixar de comer carne pelo resto de suas vidas, e passarão a ter mais compaixão pelos animais, e repudiar a morte e a desumanidade.



Prova de Fogo (1980)


ELENCO:

Maitê Proença (Sandra)
Elba Ramalho (Lourdes)
Roberto de Cleto (Luciano)
Thelma Reston (Elvira)
Cláudio Corrêa de Castro
Yara Amaral
Pedro Paulo Rangel (Mauro)
Ivan de Almeida (Vanda)
Ligia Diniz
Juciléia Telles (Célia)
Helber Rangel (Luiz Carlos)
Xuxa Lopes (Psicóloga)
Nelson Caruso (Deputado Paredes)
Martha Anderson (Delmira)
Hildegard Angel
Fernando Reski
Carlos Wilson (Juarez)
Luiz Antônio (Evaldo)
Flávio São Thiago (Professor do Silva)


SINOPSE:

Um jovem estudante vindo do Nordeste para tentar a vida numa cidade grande como o Rio, vive sozinho e com dificuldades, tendo por única amizade uma moça que o ama. Além das crises pessoais constantes, Mauro sofre com sintomas estranhos que afetam sua personalidade. Aconselhado pela amiga, ele acaba procurando um terreiro de Umbanda, depois de não conseguir resultados com médicos e remédios. Em contacto com o culto de Umbanda, Mauro descobre que é capaz de receber e incorporar os deuses daquela religião, desenvolvendo cada vez mais esta sua capacidade. Em pouco tempo, ele entra em disputa com o pai-de-santo e forma seu próprio terreiro, onde comanda o culto, recebe e aconselha seus fiéis. Os dois mundos de Mauro se chocam; de um lado, o universitário que pretende seguir com sucesso uma carreira liberal; de outro, a nova personalidade do chefe religioso. Ele terá que escolher entre estes dois mundos enquanto cuida de seu terreiro, onde o procuram dia e noite, atrás de solução para casos de amor, saúde e fortuna e política eleitoral. Mauro se torna um homem poderoso.




As Taras do Mini-Vampiro (1987)


Direção: José Adalto Cardoso
Elenco:
Renato Alves
Chumbinho
Eliana Gabarron
Walter Gabarron
Bim-Bim
Duração: 63 min


Sinopse:

Vampiro anão aterroriza cidadezinha caipira atacando casais de namorados em seus momentos de intimidade. A notícia logo se espalha e um caçador de vampiros profissional é chamado para resolver o caso, mas ele encontra o pequenino chupador de sangue fraco e incapaz de atacar. O prefeito ganancioso vê a oportunidade de se aproveitar da situação quando uma equipe de cinema chega à cidade para fazer um filme experimental sobre o monstro famoso. Pornô cômico de extremo mau gosto, até divertido de tão ruim, com mulheres horrorosas e cenas pouco excitantes de sexo explícito.