domingo, 12 de maio de 2013

O Tumulo do Indio (1959)


SINOPSE

A pedido do Marajá, um arquiteto europeu viaja até à Índia para construir um monumento, mas quando chega ao país descobre que as intenções do Marajá não tão inocentes quanto pensava.

FICHA TECNICA


Titulo Original: Der Tiger von Eschnapur
Produção:Central Cinema Company Film, Rizzoli Film, Regina Production, Critérion Film
Itália / França / Alemanhã, 1959, 101 min.
Realizador: Fritz Lang
Argumento: Fritz Lang, Werner Jörg Lüddecke, Thea von Harbou, baseado no romance de Thea von Harbou


CURIOSIDADES:


Após mais de 20 anos a trabalhar em Hollywood, o realizador Fritz Lang (Metrópolis, Matou!) sentia-se descontente com as restrições do studio system e arranjar trabalho tornou-se cada vez mais difícil. Quando o produtor alemão Artur Brauner mostrou interesse em fazer um remake de O Túmulo do Índio (1921), Lang aceitou de bom agrado regressar à sua Alemanha natal.
Fritz Lang tinha escrito, em conjunto com a sua mulher Thea von Harbou, o argumento de O Túmulo do Índio original e que o realizador pretendia, na altura, realizar. Mas o argumento foi lhe retirado pelo produtor Joe May, que acabou por realizar o filme. Ao regressar à história, 38 anos depois, Lang optou, não por fazer um remake fiel ao original, mas sim realizar um filme mais ambicioso e exótico, que vive dos cenários naturais da Índia, de cores vibrantes e da actriz Debra Paget.
O resultado final foi o mais caro filme da história do cinema alemão, financiado por três países e com um total de 204 minutos. De forma a permitir mais sessões, o filme foi “dividido” em duas partes: este O Túmulo do Índio e Túmulo Índio, estreados com apenas quatro meses de intervalo. Embora não tenham sido um estrondoso sucesso, os filmes foram bem recebidos pelo público e ajudaram a revitalizar uma moribunda cinematografia alemã do pós-guerra. Com o tempo, O Túmulo do Índio e Túmulo Índio foram ganhando o seu espaço e tornaram-se filmes de culto, particularmente na Alemanha, graças a sucessivas transmissões televisivas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário